Áreas de atuação

Teste de contato

Teste de contato

Teste de contato

O patch test também denominado de teste de contato é considerado o exame mais eficaz para o diagnóstico da dermatite de contato alérgica. A dermatite de contato é a resposta inflamatória da pele que ocorre quando esta é exposta a determinadas substâncias irritantes, resultando em um eczema. Este, em uma fase aguda, pode provocar coceira, vermelhidão, inchaço e pequenas bolhas. Isto ocorre quando a pele entra em contato com substâncias irritantes. O teste de contato auxilia a diagnosticar e tratar corretamente.

Exemplos de dermatite de contato: 

– Face: esmalte de unha, perfumes, loções pós-barba, materiais em suspensão no ar (pó de cimento, tintas e vernizes), hidratantes, protetores solares e cosméticos; 

– Pálpebra: esmalte de unha, aro de óculos, colírios, cosméticos; 

– Pescoço: perfume, gravata, colares, casacos de pele; 

– Região peitoral: colares, sutiãs, sabões; 

– Axila: perfumes, talcos, desodorante e creme depilatório; 

– Mãos: luvas, anéis, moedas, volante de automóvel, gasolina; 

– Pés: sapatos (couro, borracha ou plástico), meias, medicamentos para os pés. 

A bateria de testes de contato padrão é composta por 35 substâncias, porém existem baterias complementares que podem ser utilizadas mediante a necessidade do paciente (exemplo: cosméticos). 

Você desconfia que tem alergia a algum cosmético? 

Além do teste padrão, que já pode identificar algumas substâncias presentes nos cosméticos, dispomos de um teste de contato específico para cosméticos, com substâncias presentes em batons, rímel, sombra, corretivos, base, lápis de olho, blush, esmaltes, entre outros. 

Durante o exame podem ocorrer alguma reação alérgica local, pois, costumamos dizer que este teste reproduz a alergia em miniatura, ou seja, pequenas irritações podem aparecer no local da substância que você é alérgico.O exame é seguro e realizado por nossos alergistas.

Como é realizado o Teste de Contato? 

O teste de contato é realizado diretamente na pele do paciente, ao colocar as substâncias específicas em contato com sua pele, provocando uma exposição desta ao alérgeno e produzindo áreas de dermatite, caso a pessoa seja alérgica à substância. É realizado em três etapas: num primeiro momento, 48 horas depois e 96 horas depois. Ao término das 96 horas, é possível fornecer um laudo sobre a alergia em questão.

Agende sua consulta com nossos alergistas e realize seu teste de contato!

Visite uma de nossas unidades: Alergo ar Centro, Alergo ar Tijuca, Alergo ar Madureira ou Alergo ar Niterói.