Crianças que roem unha e chupam o dedo têm menos risco de alergia

11/07/2016

O Globo

Pesquisa mostra que exposição precoce a germes ativa funções imunológicas

RIO- Um estudo multidisciplinar da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, revelou que crianças que chupam o dedo ou roem unha têm menos risco de desenvolver alergias ao longo da vida. A pesquisa foi publicada na revista "US Pediatrics".

De acordo com o relatório, crianças que têm essas práticas são expostas a germes mais cedo, o que ativa as funções imunológicas e consequentemente reduz os riscos de alergias.

O estudo acompanhou 1.037 crianças nascidas entre 1972 e 1973 até a idade adulta. Durante os anos de acompanhamento, os pais relataram os hábitos dos filhos de chupar o dedo e roer unhas aos 5,7, 9 e 11 anos.

A pesquisa verificou que aos 13 anos de idade, as crianças que tinha os dois hábitos risco de desenvolver alergias de 31%. Os que chupavam o dedo ou roíam unha apresentavam sensibilização de 38%. Já no caso das crianças que não tinham esses hábitos, o percentual chegou a 49%.

“Os resultados confirmam a 'hipótese da higiene', que sugere que a exposição precoce a micróbios reduz o risco de desenvolver alergias", explicou o pesquisador Bob Hancox.

Os pesquisadores observaram ainda que mesmo aos 32 anos essas caracerísticas persistiram nos participantes do estudo, independente de fatores como histórico familiar de alergia, animais de estimação, aleitamento materno, entre outros.

O Globo - 11/07/2016

Unidades: Centro | Madureira | Niterói | Tijuca. Consultas com hora marcada.
Central de Marcação de Consultas: (21) 3515-0808