OMS quer classificar filmes e séries com fumantes como "para adultos"
11/02/2016
RADAR DA PNEUMOLOGIA
A Organização Mundial de Saúde (OMS) quer que todos os países-membros classifiquem como "para adultos" os filmes e séries que incluam cenas com pessoas fumando. Segundo a organização, a presença de fumantes nas produções influencia a decisão de crianças e adolescentes sobre o tabagismo.
De acordo com a OMS, 44% de todos os filmes produzidos por Hollywood em 2014 e 36% daqueles classificados como "para todos os públicos" tinham cenas de fumantes. Dados do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos mostram que 6 milhões de adolescentes começaram a fumar em 2014 depois de terem sido expostos a cenas onde aparecem fumantes.
O relatório pede, ainda, o fim da exibição de marcas de tabaco em filmes, a apresentação de fortes anúncios antitabagismo antes dos filmes que contenham imagens de tabaco em cinema, televisão e internet, além da apresentação de uma certificação durante os créditos do filme para garantir que os produtores não receberam dinheiro para exibir produtos de tabaco.
Unidades: Centro | Madureira | Niterói | Tijuca.
Consultas com hora marcada.
Central de Marcação de Consultas: (21) 3515-0808