Treinamento aeróbio diminui a hiperresponsividade brônquica e a inflamação na asma moderada ou grave: um estudo brasileiro publicado pelo periódico Thorax

20/07/2015

Thorax

Os benefícios do treinamento aeróbico para as principais características da asma, como hiperresponsividade brônquica (HRB) e inflamação são mal compreendidos. Pesquisadores coordenados pelo Professor Celso Carvalho, do Departamento de Medicina da Escola de Medicina da Universidade de São Paulo, avaliaram os efeitos do treinamento aeróbico sobre a HRB (desfecho primário), citocinas inflamatórias séricas (resultado secundário), controle clínico e qualidade de vida naasma pelo questionário Asthma Quality of Life Questionnaire [AQLQ] (resultados terciários).

Cinquenta e oito pacientes foram aleatoriamente designados para o grupo controle (GC) ou para o grupo de treinamento aeróbio (GT). Os pacientes do GC (programa educacional + exercícios de respiração SHAM) e do GT (mesmo que o GC + treinamento aeróbio) foram acompanhados durante três meses. A HRB, as citocinas séricas, o controle clínico, o questionário AQLQ, a expectoração induzida e a concentração da fração exalada do óxido nítrico (FeNO) foram avaliados antes e após a intervenção.

Os resultados após 12 semanas mostraram que 43 pacientes (21 GC / 22 GT) completaram o estudo e foram analisados. O treinamento aeróbio reduziu a hiperresponsividade brônquica e as citocinas pró-inflamatórias séricas, com melhoria da qualidade de vida e diminuição das exacerbações da asma em pacientes com asmamoderada ou grave.

Estas conclusões sugerem que a adição de exercícios aeróbicos, como terapia adjuvante para o tratamento farmacológico da asma, pode melhorar as características principais responsáveis por esta patologia.

Fonte: Thorax, publicação online de 10 de junho de 2015

segunda-feira, 20 de julho de 2015

NEWS.MED.BR, 2015. Treinamento aeróbio diminui a hiperresponsividade brônquica e a inflamação na asma moderada ou grave: um estudo brasileiro publicado pelo periódico Thorax. Disponível em:
http://www.news.med.br/p/medical-journal/796634/treinamento-aerobio-diminui-a-hiperresponsividade-bronquica-e-a-inflamacao-na-asma-moderada-ou-grave-um-estudo-brasileiro-publicado-pelo-periodico-thorax.htm. Acesso em: 22 jul. 2015.

Unidades: Centro | Madureira | Niterói | Tijuca. Consultas com hora marcada.
Central de Marcação de Consultas: (21) 3515-0808