Termina dia 10 de junho consulta pública sobre periodicidade do CD-4 e ampliação da vacinação de HPV

27/05/2015

Agência Saúde

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV) informa que se encontram em consulta pública, até o dia 10/06/2015, dois temas sobre manejo e cuidados em pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA): a alteração de periodicidade de realização de linfócitos T-CD4+ (LT-CD4) e alteração de ampliação de faixa etária e de esquema vacinal de HPV. A necessidade de revisão dessas recomendações baseia-se em evidências científicas e foi discutida no âmbito dos comitês assessores para Terapia Antirretroviral em Adultos/Crianças e Adolescentes Infectados pelo HIV

A alteração do item 3.4. Periodicidade de consultas e seguimento laboratorial, do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para manejo da infecção pelo HIV em adultos, disponível em www.aids.gov.br/pcdt tem por objetivo atualizar as recomendações sobre a periodicidade de solicitação de exames de LT-CD4, considerando seu uso mais racional a partir das evidências científicas disponíveis. Deste modo, reforça-se que nos pacientes que fazem uso de terapia antirretroviral estáveis e com carga viral indetectável, o foco do monitoramento laboratorial deve ser a detecção precoce de falha virológica.

Já a ampliação da faixa etária para imunização contra o HPV e alteração do esquema vacinal em pessoas vivendo com HIV/aids no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes, disponível em www.aids.gov.br/pcdt justifica-se pelo maior risco da infecção pelo HPV evoluir para câncer de colo de útero nas PVHA. O esquema convencional de vacinação para o HPV em indivíduos imunossuprimidos proporciona maior imunogenicidade nessa população. Portanto, a nova proposta prevê a indicação da vacina em meninas, adolescentes e mulheres com HIV de 9 a 26 anos, independente da contagem de LT-CD4+, com esquema de três doses, em intervalos de zero, dois e seis meses.

Ambas as consultas públicas estão publicadas no DOU no. 88 – seção 1, em 11 de maio de 2015. As contribuições devem ser feitas através do endereço www.saude.gov.br/consultapublica até o dia 10/06/2015.

Unidades: Centro | Madureira | Niterói | Tijuca. Consultas com hora marcada.
Central de Marcação de Consultas: (21) 3515-0808