Escolas de São Paulo têm surto de caxumba e catapora, diz Secretaria de Saúde

06/06/2017

G1

Escolas de Limeira (SP) vivem um surto de caxumba e catapora, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. De janeiro a maio foram registrados 356 casos de caxumba na cidade, o que representa um aumento de 260% em relação ao mesmo período do ano passado. Nove escolas do município estão com surto da doença.

Já os casos de catapora aumentaram 65%, pois nos primeiros meses do ano foram 49 registros da doença. Em onze escolas públicas e particulares há surtos da doença.

A vacinação contra essas duas doenças é feita nos primeiros meses de vida da criança, sendo que a imunização contra a catapora passou a fazer parte do calendário oficial a partir de 2014, portando crianças maiores ou adolescentes que não receberam as doses necessárias só podem ser vacinados quando há uma ação por parte das autoridades de saúde em casos de surtos ou epidemias.

Mas há escolas de Limeira, onde alunos e professores ficaram doentes que não foi feito o bloqueio vacinal.De acordo com o secretário de Saúde de Limeira, Gérson Hansem Martins, a Prefeitura não tem condições de fazer a imunização necessária no momento. " O número de escolas é muito grande, então não temos pessoal suficiente para visitar todas as escolas", diz ele.

G1 - 06/06/2017

Unidades: Centro | Madureira | Niterói | Tijuca. Consultas com hora marcada.
Central de Marcação de Consultas: (21) 3515-0808