Novo medicamento contra câncer de pulmão chega ao Brasil

29/12/2016

Veja

O afatinibe bloqueia a multiplicação de células cancerígenas, reduzindo a progressão da doença.

De acordo com especialistas, o princípio ativo da afatinibe é recomendado para os pacientes que sofrem com uma mutação que ocorre em 24% dos casos de adenocarcinomas e que não foram tratados previamente com outros tipos de terapia-alvo antes da metástase.

“O afatinibe é um tratamento de 2ª geração, capaz de impedir que as células cancerígenas continuem se multiplicando. É um medicamento dirigido à alteração molecular responsável por este tipo de câncer de pulmão. Ou seja, a molécula nunca mais se desliga do receptor que sofre com a mutação, bloqueando, assim, sua multiplicação”, explica Dr. Carlos Barrios, oncologista, pesquisador e Diretor do Grupo Latino Americano de Investigação Clínica em Oncologia (LACOG).

“Alguns estudos mostram que a molécula atua com redução de 27% na progressão da doença e aumento de 25% na resposta objetiva do tratamento”, informa o Dr. Antonio Carlos Buzaid, diretor geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, da Beneficência Portuguesa de São Paulo e membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

A aprovação do medicamento foi baseada na apresentação de um estudo realizado com mais de 300 pacientes que compara a nova molécula com o melhor esquema quimioterápico utilizado para o tratamento. A pesquisa aponta um aumento de sobrevida de mais de 12 meses ao paciente, em comparação à quimioterapia.

Afatinibe já era aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, além de ser comercializada como princípio ativo de medicamentos na Europa.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), até o final de 2016, 28.220 novos casos de câncer de pulmão foram detectados, sendo 17.330 em homens e 10.890 em mulheres. A doença mata mais do que câncer colorretal, de mama e câncer de próstata juntos.

Unidades: Centro | Madureira | Niterói | Tijuca. Consultas com hora marcada.
Central de Marcação de Consultas: (21) 3515-0808